INOVA Paula Souza

A Agência de Inovação INOVA Paula Souza foi criada através da Deliberação CEETEPS-6, de 25/11/2010 – publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 26 de novembro de 2010, com a finalidade de gerir as políticas de inovação do Centro Paula Souza, nos termos previstos nos Incisos III e IV, Artigo 2º, da Lei Complementar nº 1049/2008.

 

MISSÃO

“Fortalecer as parcerias do Centro Paula Souza com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade, criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Estado de São Paulo e do País.”

VISÃO

Ser reconhecida como núcleo de excelência na transferência de conhecimento em inovação que gere benefícios para o Centro Paula Souza, para o Estado de São Paulo e para o País.

VALORES

Centrado na Pessoa

Foco na Responsabilidade social

Motivada para a Cooperação

Guiada pela Excelência

 

A AGÊNCIA INOVA PAULA SOUZA MOBILIZANDO CONHECIMENTO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

MOBILIZAR CONHECIMENTO é um processo pró-ativo que envolve esforços específicos para a construção de relações entre GERADORES de conhecimento e USUÁRIOS de conhecimento.

O conceito amplo de mobilização do conhecimento engloba uma variedade de estratégias, incluindo o PUSH produtor – onde os pesquisadores procuram compartilhar os seus conhecimentos com os usuários de conhecimento, o PULL do usuário – onde os usuários do conhecimento procuram informações com os geradores de conhecimento, o INTERCÂMBIO de conhecimentos e a CO-CRIAÇÃO de conhecimento. Estas estratégias podem ser informais ou formais e podem ocorrer de diferentes formas e em muitos lugares.

Além disso, a INTERNET se tornou o principal veículo através do qual o conhecimento de técnico, tecnológico e científico é compartilhado, embora as conexões pessoais diretas entre as pessoas permaneçam como um poderoso meio de compartilhamento de conhecimentos.

A INOVA Paula Souza utiliza todas essas estratégias para promover a mobilidade do conhecimento existente no capital humano do Centro Paula Souza.

A Rede INOVA Paula Souza de Inovação e Empreendedorismo integrando seus 218 + 64 Núcleos Locais de Inovação em cada uma das Unidades do Centro Paula Souza, já criam oportunidades relacionais em todas as regiões administrativas do Estado de São Paulo para estimular de forma presencial ou virtual o PUSH produtor e o PULL do usuário de conhecimento.

Mas é através das REDES TEMÁTIVAS INOVA Paula Souza estruturadas em todos os Eixos Tecnológicos – que já integra o conjunto dos mais de 2.000 professores os quais possuem competências e interesse de colaborar com as EMPRESAS para o desenvolvimento de projetos inovativos e estratégicos, que o processo se efetiva.

Desenvolvemos parcerias com a DESENVOLVE SP, o CIESP e a FAPESP, e já estamos atuando como potencial força contributiva para a mobilidade do conhecimento necessária para que o Centro Paula Souza contribua ainda mais para o desenvolvimento social e econômico que tanto desejamos para o Estado de São Paulo.

Somado a isso, o capital humano presente no corpo discente do Centro Paula Souza – representado pelos seus mais de 300.000 estudantes de nível técnico e tecnológico, já estão contribuindo através do processo de TRANSFORMAR IDEIAS em INOVAÇÕES encontrando soluções para problemas técnicos e/ou tecnológicos em forma de PRODUTOS, PROCESSOS ou SERVIÇOS que aprimorem a qualidade de vida das pessoas e CRIEM EMPREGO e RENDA em prol da SUSTENTABILIDADE da sociedade paulista e brasileira.

              

     POLOS REGIONAIS INOVA PAULA SOUZA

Cada unidade do Centro Paula Souza possui seu Núcleo Local INOVA Paula Souza e o conjunto deles em cada região administrativa do Estado de São Paulo. forma o Polo Regional INOVA Paula Souza.

A organização desses polos é regida pela Deliberação no. 12 de 12 de Fevereiro de 2015.

Possui, um, ou dois professores com perfil de pesquisador, proativo, devidamente recrutado, selecionado e capacitado para atuar junto às empresas e aos estudantes. Sua postura será sempre colaborativa, ou seja, apresentando-se aos empresários e estudantes, para em conjunto com estes, identificar oportunidades de inovação que, porventura, não estejam sendo aproveitadas. Havendo a concordância entre esses personagens e a disposição em continuar o processo, competirá ao ALI identificar uma instituição ou profissional que detenha  a expertise (conhecimento e capacidade) para prover a solução para a empresa.

O passo seguinte do Agente é aproximar o empresário dessa instituição/empresa provedora de soluções visando o acerto da solução implementada, bem como a satisfação do empresário com os serviços prestados pelos Provedores de Solução.

Suas atribuições é promover na sua Unidade a cultura da inovação em toda sua dimensão, podendo abranger sua região, apoiando o mapeamento das competências locais e as pesquisas/projetos desenvolvidos por das expectativas de ambas as partes quanto à implementação de ações que insiram as práticas da inovação na empresa. A partir desse momento o ALI acompanhará as ações desenvolvidas, no intuito de aferir resultados e verificar a eficácia professores e/ou alunos que tenham potencial inovativo, bem como, dos projetos desenvolvidos em parceria com empresas. Sua principal atividade será atuar na interface entre os temas de inovação desenvolvidos na Unidade e região e na INOVA Paula Souza.

 

Conheça o Núcleo da nossa unidade: Núcleo Local Inova – ETEC Armando Pannunzio

 

CONTATO

inova@inovapaulasouza.sp.gov.br

 

ESTRUTURA DO INOVA

PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DE INOVADORES

INSPIRAÇÃO, IDEAÇÃO, PRÉ-INCUBAÇÃO e ACELERAÇÃO DE IDEIAS a NEGÓCIOS – esta é a cadeia de valor que ajudamos a promover

DESENVOLVA SEU CANVAS

                                                 

CRIE SUA STARTUP

 Forme sua equipe com até 5 integrantes (alunos egressos, professores e externos à comunidade do CEETEPS) do ensino médio, técnico, tecnológico ou pós-graduação e transforme suas ideias em negócios em qualquer um dos eixos tecnológicos.

 

ATIVIDADES EM DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento e gestão de estratégias para o estimular o desenvolvimento da criatividade e a geração de ideias e a aprendizagem baseada em projetos, de modo a e orientação para a criação de empresas nascentes (spin-offs do CEETEPS), sua integração em incubadoras de empresas, parques tecnológicos e em capacitar os alunos com conteúdo e habilidades necessárias para este século 21. Mapeamento e gestão de potenciais projetos inovativos e no apoio e organização de atividades que promovam desafios da “Ideia ao Produto e da Ideia ao Negócio” e estratégias de Pré-incubação, e no desenvolvimento de Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica, bem como, para sua difusão a potenciais investidores do capital empreendedor novos ambientes de inovação ou levando diretamente ao mercado.

 

Assista a apresentação PREZI do Desafio INOVA Paula Souza de IDEIAS a NEGÓCIOS:

 

http://prezi.com/sr4rfeqhc7sb/desafio-inova-paula-souza-ideias-a-negocios/

http://www.inovapaulasouza.sp.gov.br/estrutura/es/desafio-inova-paula-souza