Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio

Perfil do Curso

O TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL é o profissional que projeta, instala, programa, integra e realiza manutenção em sistemas aplicados à automação e controle de processos industriais; analisa especificações de  componentes e equipamentos que compõem sistemas automatizados; coordena equipes de trabalho e avalia a qualidade dos dispositivos e sistemas automatizados. Programa,  opera e mantém os sistemas automatizados respeitando normas técnicas de segurança.

Competências Gerais

Ao concluir o curso, o TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL deverá ter construído as seguintes competências gerais que seguem.

Deve ser capaz também, por ser concluinte do Ensino Médio, de:

  1. Dominar Linguagens  –  dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e saber usar as diferentes linguagens para se expressar e se comunicar;
  2.  Compreender Fenômenos  –  construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade;
  3. Resolução de Problemas  –  selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situações-problema e tomar decisões;
  4. Construir Argumentos – organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente;
  5. Elaborar Propostas  –  recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade.

Ao término das três séries o concluinte da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de  TÉCNICO  EM  AUTOMAÇÃO  INDUSTRIAL  INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO será capaz de:

  1.  expressar-se com autonomia, clareza, precisão e adequadamente conforme o contexto em que se dá a comunicação;
  2.  planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos;
  3.  compreender e avaliar o papel histórico dos diferentes atores sociais;
  4.  propor ações de intervenção solidária na realidade.

Atribuições/ Responsabilidades

Mercado de Trabalho

Indústrias petroquímicas, automobilísticas, alimentícias e de energia; laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa; empresas de prestação de serviços; profissional autônomo.

Requisitos de Ingresso

O  ingresso ao curso dar-se-á  por  meio  de  processo  seletivo (Vestibulinho)  para  alunos  que  tenham concluído o Ensino Fundamental ou equivalente.

Matriz Curricular

Conheça um pouco mais